20/05/2008

Geek na engrenagem

Hoje tomei o pequeno almoço com a Nicky (aka Ana Sutcliffe) a nossa geek de serviço, como ela se auto-intitula. A verdade é que, geek ou não, é ela que tem preparado a componente científica do Ice Care. É ela que lá vai descobrindo as soluções para cada nova maluqueira que me passa pela cabeça. Hoje atirei-lhe mais uma.

A ideia do poste estava a começar a fazer-me comichão. O projecto estava cada vez mais redondinho, mas o poste ainda era uma aresta por limar. Subir 5,895 metros com um poste às costas, convenhamos que não apetece. Além disso precisávamos de autorização do parque natural para perfurar o glaciar. Finalmente monitorar um poste, a cada 6 meses, à distância, não parecia tarefa fácil – teriamos que contratar guias de montanha para subir e tirar fotografias regulares.
Surgiu-me uma nova ideia que me parece muito mais lógica. Em vez de um poste, vamos estender uma faixa simbólica à volta de um dos glaciares (ou pelo menos de uma parte). Mais fácil de transportar e não precisa de autorização do parque, porque não destroi e não é permanente.
A faixa será retirada no regresso, mas o seu significado permanecerá, desenhado sobre uma imagem de satélite, formando o perímetro do glaciar.
Com este método muito simples, as pessoas em casa, poderão ter uma ideia muito mais clara, do retrocesso do glaciar, por comparação com o perímetro inicial.
Só temos que contratar um serviço de imagens de satélite...e aqui entra a imprescindível ajuda da Nicky e do seu dispendioso Masters Project focused on the use of Satellite images for climate studies, with special emphasis on studies of impacts of climate change, pela Universidade de Southampton.

O Zé Diogo, outra peça fundamental deste puzzle de competências, teria vindo também fazer companhia se não estivesse neste momento no Alasca a escalar o McKinley. De nós os 3, tenho que admitir que eu sou o mais dispensável! Eu sou uma espécie de energia criativa que subjas a tudo, que está na base de tudo, mas que não tem nenhuma função específica na engrenagem final.